Anúncios
Novidades

Como calcular o que será perdido dos alimentos para fazer as receitas

O fator de correção e o rendimento de um ingrediente, são índices extremamente importantes para a elaboração de uma ficha técnica e apesar de serem calculados de maneiras diferentes nos proporcionam análises similares. Ambos nos ajudam a determinar as quantidades certas que devem ser compradas e, principalmente, a avaliar o custo total para a produção em questão.

São valores que nos mostram efetivamente o que será utilizado do alimento na hora do preparo e da cocção da produção em questão, eles nos ajudam a prever a quantidade do alimento que será perdida.

Rendimento = Peso Líquido / Peso Bruto

Fator de Correção = Peso Bruto / Peso Líquido

É importante lembrar que o peso bruto é obtido na pesagem do alimento antes de ser usado, sem qualquer tipo de manipulação. Já o peso líquido é obtido após o alimento ter sido rendimento_e_fator_de_correcao_001limpo, descascado, lavado, cortado, ou seja, pronto para ser usado na produção.

Vale ressaltar que estes índices são extremamente importantes para a lucratividade na comercialização das produções e que não são valores estáticos. São números que devem ser revistos constantemente para um melhor controle de custos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: