Anúncios
Novidades

Como fazer o cheesecake perfeito?

Quando o assunto é cheesecake, as reclamações são muitas, mas o problema não é o sabor e sim os erros cometidos durante o preparo. É muito comum as pessoas se queixarem que escolheram uma receita perfeita, compraram os melhores ingredientes, se dedicaram ao máximo por algumas horas na cozinha e o resultado não foi dos melhores, o que torna toda a experiência muito decepcionante.

Um cheesecake, apesar de ser delicioso e ter um modo de preparo rápido e fácil, possui uma série de armadilhas no seu preparo, é necessário prestar atenção nos tempos, nas temperaturas utilizadas e ter precisão nas medidas. Para fazer um cheesecake perfeito siga à risca estas dicas:

  • Analise o tempo necessário para poder comer o cheesecake:

Além do tempo de preparo da massa e do recheio, é necessário pensar no  tempo de forno e pós forno. O tempo de preparo não termina quando o forno é desligado, mas sim após o cheesecake esfriar lentamente e ser resfriado.

Mudanças drásticas na temperatura farão com que a superfície rache. Por este motivo algumas pessoas defendem que o cheesecake deve ficar no forno desligado da noite para o dia, mas basta  esperar 6 horas que o objetivo será alcançado com sucesso.

Após este período já é possível colocar o cheesecake na geladeira por, pelo menos, mais 6 horas. Este tempo de resfriamento ajudará a firmar o doce, ou seja, será mais fácil de desenformar, mas após isso é recomendado que o cheesecake fique em temperatura ambiente por 30 minutos antes de servir, isso melhorará a cremosidade e o sabor do cheesecake.

  • Temperatura dos ingredientes:

Este é um dos pontos mais importantes para o sucesso do seu cheesecake, utilize cream cheese em temperatura ambiente, bem como os outros ingredientes e não utilize versões light.

  • Bata o cream cheese incansavelmente, mas depois não:

Inicialmente, coloque apenas o cream cheese e bata por bastante tempo, até que o creme perca um pouco do brilho e seja possível ver que ele está mais macio.

A partir do momento que for adicionado algum dos outros ingredientes, diminua a velocidade da batedeira e bata, o recheio, o menos possível. Caso o recheio seja batido em excesso, ele incorporará ar e rachará depois de assado.

  • Pré-asse sua crosta:

Em geral isto não é falado, mas assar a crosta antes fará com que ela fique mais bonita e crocante.

  • Forma de borda removível:

Para conseguir fazer um cheesecake com a apresentação clássica é necessário que seja usada uma forma de borda removível e para que o trabalho seja facilitado é melhor que esta forma seja revestida de teflon.

Porém, mesmo com o teflon é importante certificar-se de que o fundo e as bordas estão bem untados e por este motivo algumas pessoas preferem untar o papel manteiga e forrar a parte inferior da forma com o mesmo.

  • Deixe o forno úmido antes de assar:

Um ambiente seco fará com que o cheesecake rache, portanto o ideal é que seja colocado uma assadeira com água fervente dentro do forno. O vapor irá impedir que o cheesecake seque e portanto não rachará. Faça este procedimento antes de colocar o cheesecake, aguarde que a temperatura estabilize e após isso coloque o cheesecake para assar.

É importante ressaltar que este procedimento não é a  mesma coisa que fazer banho maria. No caso do cheesecake o recomendado é que a assadeira com água fique dentro do forno mas em um lugar diferente da assadeira com o cheesecake, enquanto no banho maria a assadeira da preparação fica dentro da assadeira com água.

  • Não abra o forno enquanto estiver assando o cheesecake:

Conforme dito anteriormente, alterações bruscas na temperatura e falta de umidade causam rachaduras no recheio do cheesecake e caso o forno seja aberto, ambos acontecerão.

  • Como saber quando o cheesecake está pronto?

O ponto correto do cheesecake é quando ele está firme nas bordas e mole no centro, e para verificar isto é importante ressaltar que não é bom introduzir nada no cheesecake, pois assim a formação de rachaduras será facilitada. Para verificar o ponto, apenas pegue na forma e chacoalhe, com firmeza, uma ou duas vezes, as bordas não se mexerão e o centro balançará um pouco.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: