Anúncios
Novidades

Como não queimar o fundo da panela?

Algumas cocções necessitam de longos tempos no fogo e por isso torna-se necessário mexê-las constantemente para que não transbordem enquanto fervem ou para que não decantem e acabem queimando no fundo da panela.

Uma solução simples é utilizada há muito tempo, basta colocar um pires de porcelana virado de cabeça para baixo para evitar que o alimento queime ou transborde, mas poucos sabem explicar o real motivo para que isso seja feito.

Quando um líquido está fervendo, a ebulição é favorecida pelas irregularidades nas paredes da panela, mas caso a panela seja muito lisa a ebulição só ocorrerá quando a temperatura alcançar uma temperatura muito alta, acima do ponto de ebulição, o que ocasionará o transbordamento, pois para ocorrer a liberação da bolha é necessária a formação de uma bolha de vapor com um grande volume que por esse motivo será liberada violentamente.

A ebulição tumultuosa, nome dado quando o líquido não ferve regularmente, tem como característica a formação de pontos mais quentes em  locais variados do recipiente, o que facilita o acumulo de resíduos e a consequente queimadura.

O pires regulará tudo, pois a formação de grandes bolhas de vapor será impedida devido a porosidade da porcelana, o que acarretará na contenção do transbordamento e na manutenção da temperatura constante na panela toda. Outro ganho importante é que o pires se mexerá quando liberar as bolhas de vapor acumuladas embaixo dele e assim desgrudará o alimento decantado do fundo da panela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: