Anúncios
Novidades

Como evitar os erros mais comuns ao fazer cebola caramelizada?

A cebola caramelizada é praticamente uma unanimidade entre as pessoas, é ótima e pode acompanhar inúmeras preparações. Porém existe um grande problema, elas parecem ser super simples de serem feitas, mas na verdade possuem uma série de detalhes que passam facilmente despercebidos e fazem com que a pessoa erre na hora de preparar. Por isso elaboramos uma lista dos erros mais comuns de serem cometidos durante o preparo:

  • Tamanho do corte:

Caso as fatias de cebola estejam muito finas elas queimarão antes de caramelizar, portanto o ideal é que a cebola não seja cortada em pedaços menores que 0,5 centímetro.

  • Usar somente manteiga:

Muitos adoram o gostinho da manteiga na cebola caramelizada e não existe problema nenhum em tê-lo, mas um grande problema é que a manteiga tende a queimar mais facilmente. Portanto o aconselhável é misturar a manteiga com um pouco de óleo, assim o ponto de fumaça será elevado e a manteiga terá menos risco de queimar.

É importante tomar cuidado para não colocar muita gordura na hora de caramelizar a cebola, pois caso isso ocorra a cebola irá fritar e não caramelizará, resultando em uma cebola menos mole e com menos riqueza de sabores.

  • Muita cebola ao mesmo tempo:

Na verdade este ponto não é bem um erro, mas ele dificultará bastante o processo de caramelização. Caso sejam utilizadas muitas cebolas na hora de caramelizar, elas produzirão água, o que atrasará muito a caramelização.

  • Fogo alto:

A caramelização deve ser feita lenta e gradualmente, leva tempo, provavelmente uns 40 minutos. Caso o calor esteja muito alto a cebola queimará, portanto o ideal é utilizar fogo médio para baixo e só ligar o fogo depois que a sauteuse estiver untada e com as cebolas.

  • Deglaceie:

Para qualquer alimento que esteja sendo feito, é sempre importante lembrar que existe sabor no fundo da panela. Portanto é importante deglacear, jogar um pouco de líquido e esfregar com o auxílio de uma espátula, assim os sabores que grudaram no fundo da panela serão liberados e incorporados ao alimento.

  • Parar muito cedo:

É importante lembrar que a caramelização leva tempo, a cebola só estará pronta na hora que ela tiver uma coloração marrom escura e bem macia, mas não muito mole. Outro ponto importante de ser observado é que a cebola reduzirá quase a metade do que era no início.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: