Anúncios
Novidades

O que é açúcar cristal?

O açúcar cristal é composto por 99,3% de sacarose e é extraído do caldo de cana de açúcar que passa, posteriormente, por um cozimento e um refinamento leve. Este processo de refinamento consiste em purificar, cozinhar, cristalizar, centrifugar e secar o caldo de cana que termina por retirar 90% de seus sais minerais tornando o açúcar cristal, assim como o açúcar refinado, sem valor nutricional. A partir dele, o açúcar de confeiteiro, o açúcar impalpável e o açúcar refinado são feitos.

Este tipo de açúcar possui cristais grandes e transparentes que tornam a dissolução do açúcar mais lenta, mas esta mesma característica faz com que o açúcar cristal tenha melhor rendimento que o açúcar refinado embora ambos tenham propriedades similares.

O açúcar cristal é utilizado tanto domesticamente quanto industrialmente para fazer biscoitos, bolachas, pães, compotas, tortas, bolos e também pode ser usado para adoçar bebidas, é uma boa opção por apresentar menor preço e não passar por muitas etapas de refinamento, o que reduz a adição de produtos químicos, é responsável por conferir uma textura puxa puxa e garantir uma superfície crocante nas preparações,  assim como no brownie, e é facilmente encontrado em mercados na forma de tabletes, cubos e granulada transparente e colorida, que contém corantes alimentícios.

Anúncios

1 Trackback / Pingback

  1. O que é açúcar refinado? – Amigo do Chef

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: